Portal Livre de Micro Comércio, Produtos e Serviços de Excelência de Lisboa
Descrição
Portal Livre de Micro Comércio, Produtos e Serviços de Excelência de Lisboa
Lisboa possui micro e pequenas empresas que exploram estabelecimentos comerciais, e produzem produtos e serviços de excelência e que devem ser apoiados por garantirem uma identidade distintiva de Lisboa que é uma das suas maiores riquezas.
O município tem procurado apoiar estas actividades face à pressão de que algumas têm sido vítimas (por exemplo a pressão para ocupação do centro da cidade por multinacionais desalojando as lojas tradicionais, um fenómeno que afecta cidades em todo o mundo) através de medidas que procuram restringir a actuação das multinacionais limitando o licenciamento dos seus espaços, medidas estas que, sendo bem-intencionadas, poderão, no entanto, ter um efeito perverso a outros níveis como o de criar a imagem de que Lisboa dificulta, (não quer), atrair empresas e investimentos estrangeiros.
Ao invés de procurar penalizar as grandes empresas (muito importantes para garantir investimento e criar emprego) consideramos que se deverá procurar apoiar as micro e pequenas empresas garantindo-lhes mais condições para ganhar sustentabilidade e competir, procurando apoiar o crescimento das vendas.
Uma medida que, agora, propomos é a utilização do Portal da CML http://www.cm-lisboa.pt/ para instalar uma área para promover gratuitamente as vendas dos estabelecimentos, marcas, produtos e serviços que cumpram os seguintes requisitos:
a) sejam de micro ou pequenas empresas
b) estejam de acordo com a identidade da cidade
c) sejam considerados de excelência.
Construindo-se um verdadeiro Portal de Vendas Gratuito de Lisboa ou? Free Lisbon Online Marketplace.
Quanto ao orçamento, acreditamos que 50.000? serão mais que suficientes para desenvolver e implementar este projecto podendo a sua promoção e acompanhamento ser desenvolvido pêlos diferentes serviços da CML.