Residencial +
Descrição do Projeto
Criação e qualificação de um equipamento público de cariz social para: 1) apoio terapêutico e social; 2) apoio para as rotinas diárias na ausência de um apoio familiar; 3) atividades lúdicas e ocupacionais durante a permanência das pessoas no mesmo.
Este equipamento social seria destinado a todas as pessoas que necessitem deste apoio, sobretudo as pessoas mais idosas, e seria implementado na zona compreendida pela área das atuais freguesias da Encarnação, Mercês, Santa Catarina e São Paulo.
Nesta zona da cidade, que é muito envelhecida, verifica se que muitas pessoas que estão a recuperar de uma problema de saúde, como é o caso de uma intervenção cirúrgica ou um acidente, necessitam do apoio de outras pessoas para o fazer, apoio esse que pode incluir a realização das rotinas diárias, como é o caso da própria higiene. Muitas destas pessoas não têm apoio familiar nestes momentos, ou têm um apoio familiar insuficiente, daí que seja importante poderem contar com o apoio de outras pessoas que se disponibilizem para tal. Este espaço pretende, assim, ser um local onde as pessoas encontram o apoio de que necessitam, sentindo se seguras e tranquilas numa fase em que se encontram mais debilitadas física e psicologicamente.