Inovação no Turismo | ONU Lança Convite a Startups e Scaleups para Transformar o Setor
A Organização Mundial do Turismo procura soluções que promovam sustentabilidade, inclusão e transformação digital no setor
2024-12-26
A Organização Mundial do Turismo (OMT), uma agência especializada das Nações Unidas, lançou um apelo global a Startups e Scaleups que desejem inovar no sector do turismo. Esta iniciativa procura soluções disruptivas que promovam a sustentabilidade e a inclusão, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Podem concorrer Startups e Scaleups de qualquer parte do mundo, desde que apresentem projetos com impacto comprovado ou potencial em áreas como a transição verde, digitalização, resiliência, acessibilidade, ou inclusão social. O programa dá prioridade a empresas com ideias que possam ser escaláveis e replicadas globalmente, incentivando também soluções tecnológicas e colaborativas.
Com o turismo a desempenhar um papel crucial nas economias e sociedades, a OMT pretende identificar projetos que contribuam para a transformação do sector. Startups e scaleups interessadas têm até 31 de março de 2025 para submeter as suas candidaturas.
Os interessados podem consultar todos os detalhes do desafio, explorar os benefícios para os participantes e submeter as suas candidaturas através do website oficial do programa.
Fique atento a esta e outras iniciativas que promovem a inovação e a sustentabilidade no mundo empresarial, acompanhando as atualizações da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas.
Mais notícias
BNP Paribas Portugal apresenta programa “Journey for Impact” no Roadshow do LSE
O BNP Paribas Portugal apresentou hoje, no Roadshow de Boas Práticas do Lisboa Sustentável Empresas (LSE), a iniciativa “Journey for Impact”, que pretende envolver os mais de 9.200 colaboradores da instituição, em ações de sustentabilidade e práticas concretizáveis no dia-a-dia das pessoas. O encontro decorreu online, entre as 10h e as 11h, e contou com 33 participantes. Segundo Patrícia Freixo, oradora convidada do BNP Paribas, o programa combina formação, voluntariado e gamificação para transformar conhecimento em impacto concreto, num modelo considerado estruturado, replicável e alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O “Journey for Impact” conta com diversos parceiros em ações concretas e funciona em ciclos contínuos que incluem desafios digitais via app, artigos de opinião (feitos pela direção de topo), workshops práticos, debates com especialistas convidados (externos e internos), ações de voluntariado, masterclasses e sessões de literacia climática ("Mural do Clima"). Um dos pontos distintivos do programa é o sistema de incentivos, que inclui recompensas como vales para bicicletas elétricas, viagens aos Açores e estadias em hotéis termais, reforçando a ligação entre práticas sustentáveis e benefícios concretos. O BNP Paribas sublinha que a aposta em projetos como o “Journey for Impact” integra o compromisso internacional do grupo com a neutralidade carbónica até 2050. Aceder à apresentação AQUI. 3 setembro 2025
Ler maisNova Sessão de Capacitação Comércio+: Dicas práticas de marketing digital para o seu negócio
Está a chegar a terceira sessão do Comércio+ Programa de capacitação para comerciantes de Lisboa, dedicada ao tema “Como é que posso atrair mais clientes para o meu negócio?”, com foco em estratégias de marketing digital pensadas especialmente para lojas físicas. A sessão realiza-se já no dia 20 de maio, às 19h, no CIUL – Centro de Informação Urbana de Lisboa, e promete partilhar ferramentas simples e eficazes para melhorar a presença online e atrair mais público. 20 de maio . 19hCIUL – Rua Viriato, 13, Lisboa (Picoas Plaza) Inscreva-se aqui! Participe nesta sessão interativa e leve consigo ideias úteis para aplicar no dia a dia do seu negócio.
Ler mais