O compromisso Lisboa Sustentável

A Plataforma Lisboa Sustentável Empresas é um compromisso para a década 2020-30 em que empresas e organizações se comprometem, no âmbito da sua atividade, a adotar medidas que contribuam para alcançar as metas de sustentabilidade ESG (Enviromnental, Social and Governance) na cidade.

Porquê esta Plataforma?
Porquê Empresas e Organizações?
Qual o objetivo estratégico da Plataforma?
Porquê esta Plataforma?
Porque Lisboa é uma cidade comprometida com o futuro! Para que Lisboa possa continuar na linha da frente da concretização de uma agenda pela sustentabilidade, é necessário que os seus atores trabalhem como um todo. Foi com esta ambição que foi lançado o desafio às empresas e organizações para assumirem com o Município este compromisso Lisboa Sustentável.
Porquê Empresas e Organizações?
Porque Lisboa precisa de todos, mas as empresas e organizações são responsáveis por grande parte da emergência climática e devem incorporar na sua responsabilidade social as preocupações de sustentabilidade ESG.
Qual o objetivo estratégico da Plataforma?
Mobilização do tecido empresarial para a tomada de ações concretas no sentido de contribuir para o alcance das metas de sustentabilidade ESG da cidade.
Adira aqui

Empresas aderentes

310 empresas aderiram

Ver Mais

Últimas Notícias

EMEL convida empresas a criar uma solução de mobilidade corporativa

A EMEL está a trabalhar no desenvolvimento de uma solução de Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS - Mobility as a Service) para empresas e outras entidades empregadoras da cidade de Lisboa. O objetivo é vir a oferecer serviços integrados de mobilidade, mono e multi-operador, que possam vir a ser disponibilizados através de pacotes de serviços ou orçamento mensal de mobilidade. A proposta consiste em colocar as entidades empregadoras e respetiva população trabalhadora no centro da cocriação da solução, e dessa forma assegurar que esta vá ao encontro das expetativas dos que dela vão usufruir. A EMEL acredita que “a promoção da mobilidade sustentável e a redução do número de automóveis em circulação devem ser trabalhadas de forma concertada”, até porque “uma grande parte do tráfego rodoviário em Lisboa resulta das viagens casa-trabalho-casa e das deslocações profissionais”. Esta é, aliás, a razão que leva a EMEL a convidar as empresas, enquanto potenciais agentes ativos de mudança, a participar na criação de uma “solução que promova a adoção de modos de transporte alternativos ao carro”. Para além de fomentar o uso de modos de mobilidade mais sustentáveis, a solução de “Mobilidade-como-um-Serviço” facilitará a gestão e pagamento de despesas de serviços de mobilidade de forma centralizada, simples e através de um único canal. As entidades que tenham interesse em colaborar neste projeto poderão contactar a EMEL e manifestar o seu interesse através do preenchimento de formulário até 9 de agosto. Este trabalho é desenvolvido no âmbito projeto deployEMDS, cofinanciado pelo programa europeu Digital Europe.

Ler mais
Webinar Como Financiar Iniciativas de Inovação Social

  Estão abertas as inscrições para o Webinar Como Financiar Iniciativas de Inovação Social, no dia 3 de julho, às 10h30.  Se integra uma organização da economia social e tem interesse em conhecer como estes instrumentos de financiamento podem apoiar o crescimento sustentado da sua entidade. Inscreva-se e participe AQUI! A iniciativa Portugal Inovação Social 2030 foi criada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 54/2023, de 9 de junho com o objetivo de desenvolver e dinamizar o empreendedorismo, a inovação social e o investimento de impacto em Portugal, contribuindo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em linha com os princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.  

Ler mais
Concurso Incentivos de Apoio ao Desenvolvimento de Uma Indústria Ecológica

  A Comissão Europeia apresentou o plano REPowerEU de Recuperação e Resiliência, para responder às dificuldades do mercado de energia. Neste contexto estão abertas as candidaturas no Portal do IAPMEI, destinadas às empresas, até ao dia 23 de julho, ou até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida. O apoio visa financiar investimentos para a transição energética e para uma economia neutra em carbono, consulte o  Aviso N.º 01/C21-i05/2024 . O objetivo deste investimento é aumentar a capacidade de produção de tecnologias para as energias renováveis, a descarbonização e a eficiência energética, em consonância com as metas do PNEC 2030 e os objetivos do Plano Industrial do Pacto Ecológico Europeu. O investimento consiste em apoiar as empresas na produção de tecnologias estratégicas:   - transição climática, que devem estar diretamente ligadas à energia solar fotovoltaica e à energia solar térmica. - aos eletrolisadores e às células de combustível; - à energia eólica terrestre e às energias renováveis ao largo; - ao biogás/biometano sustentável; - às baterias e ao armazenamento, à captura e armazenamento de carbono; - às bombas de calor, à eficiência energética; - à energia geotérmica ou a soluções de rede; - produção de componentes essenciais concebidos e utilizados para a produção dos equipamentos supra referidos; - produção ou recuperação de matérias-primas críticas conexas necessárias para a produção dos equipamentos e dos componentes essenciais supra referidos.   Consulte toda a informação, documentação/legislação e submeta as Candidaturas no Portal do IAPMEI AQUI  Contactos e esclarecimentos: info@iapmei.pt      

Ler mais
Loading

11

abr, 2024

Inscrição - 11 de abril, às 10h30, Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Lisboa, através da Direção Municipal de Economia e Inovação | Iniciativa Future of Work e a Equipa PRO_MOV têm o prazer de o/a convidar para o evento de Apresentação do Programa PRO_MOV para o Município de Lisboa, que tem lugar no dia 11 de abril, pelas 10:30, nos Paços do Concelho. Num mercado em constante evolução, a urgência da requalificação profissional é mais evidente do que nunca, e as empresas procuram recursos especializados. É aí que entra o PRO_MOV! O PRO_MOV é um programa que fomenta a competitividade económica através do aumento de competências, mas também tem um importante papel social ao possibilitar às pessoas a (re)integração no mercado de trabalho e o regresso à vida ativa. O sucesso desta iniciativa depende da participação ativa e comprometida do Tecido Empresarial, Estado e Associações, com a missão de juntos acelerar a requalificação dos profissionais para os empregos de futuro. Saiba mais sobre como podemos colaborar para estimular o crescimento da sua empresa, pessoas e país.  Agenda: 10:30 – Welcome Coffee 11:00 – Boas-Vindas             Margarida Figueiredo, Diretora Municipal de Economia e Inovação da CML 11:10 – Apresentação do PRO_MOV (com partilha de QR Code e Q&A)                 Marta Cunha, Head of Transformation Sonae e líder da Equipa de Gestão PRO_MOV 11:45 – Assinatura do Protocolo de Cooperação 11:55 – Intervenção do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP - Domingos Lopes 12:05 – Intervenção do Vereador da Economia e Inovação da CML - Diogo Moura 12:15 – Networking 12:30 – Final da sessão Junte-se a nós e faça parte desta jornada de requalificação! Este evento destina-se a empresas, associações e outras entidades empregadoras. O acesso gratuito, mas de inscrição obrigatória, aqui.  

Ver Iniciativa

19

abr, 2024

Ciclo de Conversas Lisboa Sustentável - A importância da Governance na estratégia de crescimento ESG, da sua empresa

No dia 19 de abril, às 14h15, a Plataforma Lisboa Sustentável Empresas tem o gosto de convidar a assistir a mais um Ciclo de Conversas Lisboa Sustentável, no cenário idílico da Casa do Jardim da Estrela.  Será uma conversa com André Soares Campos, Head of Strategy and Innovation da Sogrape, que em nome da Associação RBP( Roundtable Business PT)  apresentará o programa  “Metamorfose" - Uma ferramenta de "boa" Governance para a gestão sustentável da sua empresa. Teremos um pequeno briefing sobre a legislação recente que impacta na sustentabilidade.  Contamos com a sua presença e empresa, para networking e debate de ideias. Participe, passe a palavra, juntos temos mais impacto! Programa:  14h15: Receção                - Café de boas-vindas e apresentação dos oradores  14h30: Briefing legislativo        - Atualização das principais medidas legislativas  14h45: Apresentação do programa "Metamorfose"       - Uma ferramenta de boa Governance para a gestão da sua empresa  15h00: Debate com público  15h30: Encerramento  A inscrição é gratuita, AQUI, para o público em geral, mas obrigatória sujeita aos lugares disponíveis. Se a sua empresa ainda não aderiu à Plataforma Lisboa Sustentável, por favor, adira aqui 👉 https://swki.me/8ESzaprB

Ver Iniciativa

08

mai, 2024

Estratégias de Crescimento para Mercados Sustentáveis Maduros da Europa Central e do Norte - Loyal Ecosystem

A Plataforma Lisboa Sustentável Empresas (PLSE) tem o prazer de convidar todas as empresas para a próxima sessão do Road Show Boas Práticas das Empresas, que acontecerá no dia 8 de maio, quarta-feira, das 10h-11h, via Teams. Nesta sessão, vamos explorar ESTRATÉGIAS de CRESCIMENTO voltadas para os MERCADOS SUSTENTÁVEIS MADUROS da EUROPA CENTRAL e do NORTE. Pedro Pires, da Loyal Ecosystem, irá partilhar insights valiosos sobre o desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que têm como alvo estes mercados maduros e as suas exigências na apreciação, análise crítica e decisão de compra e consumo sustentáveis, fatores a ter em conta na estratégia de impacto e negócio. Quer saber como incorporar esses mercados no modelo de negócio e na estratégia de crescimento? Não perca esta oportunidade! Inscreva-se já, enviando o nome e empresa para lisboa.sustentavel.empresas@cm-lisboa.pt   Junte-se a nós no dia 8 de maio, às 10h para uma experiência inovadora! Clique para Participar na reunião agora E se a sua empresa, ainda não faz parte da Plataforma Lisboa Sustentável, não perca tempo! Adira agora mesmo clicando AQUI Contamos com a sua empresa para juntos promovermos um futuro mais sustentável para Lisboa.

Ver Iniciativa

07

mai, 2024

Capacitação sobre Sustentabilidade ESG para Empresas

A Plataforma Lisboa Sustentável Empresas, em parceria com a Systemic, vai iniciar no dia 7 de maio, o 1º Ciclo de Capacitação em Estratégia ESG: Riscos, Desafios e Oportunidades. A capacitação é em formato online, e termina com um workshop presencial, "Estratégia e Materialidade", no dia 28 de maio, na Biblioteca dos Coruchéus , entre as 10h-13h e as 14h-17h. Se já é uma empresa aderente da Plataforma Lisboa Sustentável Empresas, inscreva-se até ao dia 6 de maio AQUI . Se a sua empresa ainda não aderiu á PLSE, aceite já este desafio aqui e a seguir poderá inscrever-se na capacitação AQUI .  Contamos com a colaboração da sua empresa, juntos, rumo à sustentabilidade!    

Ver Iniciativa