EMEL convida empresas a criar uma solução de mobilidade corporativa

2024-07-10

A EMEL está a trabalhar no desenvolvimento de uma solução de Mobilidade-como-um-Serviço (MaaS - Mobility as a Service) para empresas e outras entidades empregadoras da cidade de Lisboa.

O objetivo é vir a oferecer serviços integrados de mobilidade, mono e multi-operador, que possam vir a ser disponibilizados através de pacotes de serviços ou orçamento mensal de mobilidade.

A proposta consiste em colocar as entidades empregadoras e respetiva população trabalhadora no centro da cocriação da solução, e dessa forma assegurar que esta vá ao encontro das expetativas dos que dela vão usufruir.

A EMEL acredita que “a promoção da mobilidade sustentável e a redução do número de automóveis em circulação devem ser trabalhadas de forma concertada”, até porque “uma grande parte do tráfego rodoviário em Lisboa resulta das viagens casa-trabalho-casa e das deslocações profissionais”. Esta é, aliás, a razão que leva a EMEL a convidar as empresas, enquanto potenciais agentes ativos de mudança, a participar na criação de uma “solução que promova a adoção de modos de transporte alternativos ao carro”.

Para além de fomentar o uso de modos de mobilidade mais sustentáveis, a solução de “Mobilidade-como-um-Serviço” facilitará a gestão e pagamento de despesas de serviços de mobilidade de forma centralizada, simples e através de um único canal.

As entidades que tenham interesse em colaborar neste projeto poderão contactar a EMEL e manifestar o seu interesse através do preenchimento de formulário até 9 de agosto.

Este trabalho é desenvolvido no âmbito projeto deployEMDS, cofinanciado pelo programa europeu Digital Europe.

Mais notícias

Campanha de Natal Comércio: Papel de embrulho e individuais inspirados na cidade

Este Natal, a Câmara Municipal de Lisboa está a oferecer material de embrulho e individuais de mesa, inspirados na cidade, aos negócios de comércio e restauração. Foram produzidos em papel kraft 100% reciclado e impressos com tinta à base de água, garantindo um menor impacto ambiental. É uma forma prática de valorizar o seu negócio, surpreender os clientes sem qualquer custo, e mostrar que a sustentabilidade também se vê nos detalhes. Público-alvo: dirigida aos comerciantes e empresários da restauração. Os interessados em aderir só precisam de enviar email para comercio@cm-lisboa.pt com os seguintes dados:   • Nome e morada do estabelecimento • Setor de atividade • Contacto telefónico • Nome da pessoa responsável pelo levantamento • Área do espaço (m²) e n.º de pessoas a atender (lojas) • N.º médio de refeições por dia (restaurantes)    Após a inscrição, serão enviadas instruções para o levantamento. A atribuição é feita por ordem de inscrição e limitada ao stock existente.  Saiba mais em Lisboa Comércio https://comercio.lisboa.pt/natal-com-a-marca-lisboa/   Feliz Natal!

Ler mais
Sessão de capacitação do programa Comércio+

A próxima capacitação do programa Comércio+ é já na próxima semana, dia 18 de novembro. Nesta sessão, orientada pelo Departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, vai conhecer as regras municipais mais importantes, aprender como separar, acondicionar e encaminhar corretamente os resíduos, e descobrir soluções práticas para reduzir desperdício e custos.  Como posso gerir melhor e reduzir os resíduos do meu negócio? Boas práticas e soluções sustentáveis para o comércio e a restauração em Lisboa.  18 de novembro (3.ª feira) 📍Largo de São Julião, 19, r/c (Baixa, junto ao Museu do Dinheiro) 19h – 20h30 Inscrição aqui  

Ler mais