Concurso Incentivos de Apoio ao Desenvolvimento de Uma Indústria Ecológica

2024-06-21

 

A Comissão Europeia apresentou o plano REPowerEU de Recuperação e Resiliência, para responder às dificuldades do mercado de energia. Neste contexto estão abertas as candidaturas no Portal do IAPMEI, destinadas às empresas, até ao dia 23 de julho, ou até à receção do número de candidaturas limite apurado em função da dotação orçamental definida. O apoio visa financiar investimentos para a transição energética e para uma economia neutra em carbono, consulte o  Aviso N.º 01/C21-i05/2024 .

O objetivo deste investimento é aumentar a capacidade de produção de tecnologias para as energias renováveis, a descarbonização e a eficiência energética, em consonância com as metas do PNEC 2030 e os objetivos do Plano Industrial do Pacto Ecológico Europeu.

O investimento consiste em apoiar as empresas na produção de tecnologias estratégicas:
 
- transição climática, que devem estar diretamente ligadas à energia solar fotovoltaica e à energia solar térmica.
- aos eletrolisadores e às células de combustível;
- à energia eólica terrestre e às energias renováveis ao largo;
- ao biogás/biometano sustentável;
- às baterias e ao armazenamento, à captura e armazenamento de carbono;
- às bombas de calor, à eficiência energética;
- à energia geotérmica ou a soluções de rede;
- produção de componentes essenciais concebidos e utilizados para a produção dos equipamentos supra referidos;
- produção ou recuperação de matérias-primas críticas conexas necessárias para a produção dos equipamentos e dos componentes essenciais supra referidos.
 

Consulte toda a informação, documentação/legislação e submeta as Candidaturas no Portal do IAPMEI AQUI 

Contactos e esclarecimentos: info@iapmei.pt

 

 

 

Mais notícias

Campanha de Natal Comércio: Papel de embrulho e individuais inspirados na cidade

Este Natal, a Câmara Municipal de Lisboa está a oferecer material de embrulho e individuais de mesa, inspirados na cidade, aos negócios de comércio e restauração. Foram produzidos em papel kraft 100% reciclado e impressos com tinta à base de água, garantindo um menor impacto ambiental. É uma forma prática de valorizar o seu negócio, surpreender os clientes sem qualquer custo, e mostrar que a sustentabilidade também se vê nos detalhes. Público-alvo: dirigida aos comerciantes e empresários da restauração. Os interessados em aderir só precisam de enviar email para comercio@cm-lisboa.pt com os seguintes dados:   • Nome e morada do estabelecimento • Setor de atividade • Contacto telefónico • Nome da pessoa responsável pelo levantamento • Área do espaço (m²) e n.º de pessoas a atender (lojas) • N.º médio de refeições por dia (restaurantes)    Após a inscrição, serão enviadas instruções para o levantamento. A atribuição é feita por ordem de inscrição e limitada ao stock existente.  Saiba mais em Lisboa Comércio https://comercio.lisboa.pt/natal-com-a-marca-lisboa/   Feliz Natal!

Ler mais
Sessão de capacitação do programa Comércio+

A próxima capacitação do programa Comércio+ é já na próxima semana, dia 18 de novembro. Nesta sessão, orientada pelo Departamento de Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, vai conhecer as regras municipais mais importantes, aprender como separar, acondicionar e encaminhar corretamente os resíduos, e descobrir soluções práticas para reduzir desperdício e custos.  Como posso gerir melhor e reduzir os resíduos do meu negócio? Boas práticas e soluções sustentáveis para o comércio e a restauração em Lisboa.  18 de novembro (3.ª feira) 📍Largo de São Julião, 19, r/c (Baixa, junto ao Museu do Dinheiro) 19h – 20h30 Inscrição aqui  

Ler mais