pt |

Cozinha Popular da Mouraria

2022-09-01

A Divisão de Participação participou num almoço de degustação na Cozinha Popular da Mouraria, tendo contado com a presença do Chefe da Divisão da Participação Ricardo Pita e de Alexandra Andrade. Este projeto comunitário, nascido de uma iniciativa Bip/Zip, tem como principal objetivo, a valorização do potencial criativo e empreendedor dos residentes e comerciantes de várias etnias, promovendo a partilha de saberes e sabores através da cozinha e do encontro à mesa. A sua principal atividade consiste na abertura à Comunidade Local com demonstrações culinárias e jantares temáticos, contribuindo para a coesão social e integração da comunidade imigrante. Paralelamente pretende-se manter a cozinha aberta com iniciativas que tornem este projeto sustentável mantendo o objetivo de potencialização e coesão social da comunidade local.

Esta iniciativa está interligada com o Projeto InovaJuntos, que tem como objetivo o fortalecimento das capacidades institucionais das cidades na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, o reforço da cooperação entre territórios brasileiros e portugueses, a promoção da inovação público-privada a nível local para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, a disseminação das melhores práticas de desenvolvimento urbano sustentável nos territórios abrangidos e o reforço do diálogo multinível sobre os desafios e as políticas locais de desenvolvimento urbano sustentável.

Este ano será realizada em Portugal uma 2ª Missão de Cooperação Técnica, entre os dias 18 a 27 de novembro, com o objetivo de compartilhar experiências e vivências in loco sobre práticas de cooperação urbana para inovação e sustentabilidade e contará com visitas técnicas aos territórios, para troca de know-how e construção de sinergias para inovação e parcerias de cooperação. A atividade em Portugal é a segunda etapa do programa de visitas técnicas internacionais, iniciado em maio de 2022, no Brasil.