Sobreelevação do Cruzamento Cç Moinho de Vento - Cp Mártires da Pátria
Descrição
A presente proposta traduz-se na sobreelevação integral do cruzamento entre a Calçada Moinho de Vento e o Campo Mártires da Pátria, de forma a dar cumprimento dos requesitos mínimos de acessibilidade pedonal.
Situação actual: A partir do n.12 da Calçada Moinho de Vento, os peões dispõem apenas de passeios com 46cm, com postes de sinalização a inviabilizar a já escassa largura. Esta situação é particularmente grave se tivermos em conta que aquele é o percurso pedonal de muitas crianças, que frequentam a escola Fundação D. Pedro V.
Como se sabe, o DL 163/2006, determina que devem ser garantidos percursos pedonais livres de obstáculos com 1,5m de largura, pelo que a presente situação corresponde, na prática, à inexistência de percurso pedoanal naquele troço de rua. Acresce que os moradores dos n.ºs 4 e 10 saem quase directamente do interior do edifício para o espaço rodoviário, com o perigo que tal acarreta.
Situação proposta: Assim e face ao escasso espaço disponível, propõe-se que todo aquele troço seja transformado em espaço de coexistência, ou seja, de prioridade ao peão.
Considerando as características muito locais da Rua Júlio de Andrade e a excessiva largura da passadeira contígua, propõe-se ainda que a zona de coexistência se estenda até ali, estreitando a passadeira dos actuais 11,50m para os 4m de largura, contribuindo para a segurança das inúmeras crianças e adultos que ali atravessam.
Local
Cruzamento Cç Moinho de Vento - Cp Mártires da Pátria
Documentos