Trocar calçada portuguesa por pavimento em alcatrão em estradas para veículos
Descrição
Promover de forma progressiva a substituição de estradas para veículos onde haja calçada portuguesa para estradas alcatroadas.
O objetivo é evitar que ruas como a Ferreira Borge destruam os veículos que nelas passam, incluindo bicicletas, motas, carros, transportes públicos.
Desta forma, evitam o desgaste de veículos, acidentes, estragos maiores devido a buracos, deixando-se a calçada portuguesa para passeios pedonais, onde aí podemos apresentar todo a nossa cultura nesta área.
A calçada portuguesa não está preparada para aguentar veículos com várias toneladas, nem é minimamente viável em termos económicos a manutenção de estradas com calçada. A exemplo disso, basta ver que uma rua pequena como a Ferreira Borges em Campo de Ourique teve um custo estimado superior a 1 milhão de euros para corrigir a calçada portuguesa.
A calçada portuguesa deve ter o seu lugar na cultura portuguesa, onde existe uma petição para a tornar como património nacional, veja-se em http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT83216, mas deve-se evitar a todo o custo a sua colocação em ruas destinadas a veículos.