Redução do ruído na Rua Conde de Almoster
Descrição
A proposta destina-se a melhorar a qualidade de vida das muitas centenas de pessoas que residem na rua Conde de Almoster e artérias adjacentes, através da redução do ruído e da poluição atmosférica causados pelo tráfego intenso na rua, na Radial de Benfica e na Linha de Sintra.
A Conde Almoster é, na prática, uma avenida, praticamente plana e quase sem curvas, com duas faixas de rodagem em cada sentido. Tem alguns semáforos para entradas e atravessamentos, que funcionam de forma simultânea, o que permite quase constantemente que os muitos veículos que a usam como via de ligação dentro da cidade a percorram sem necessidade de parar em qualquer momento, o que incentiva velocidades elevadas. Como rua, tem o lime de velocidade de 50 km/hora, mas é frequente o tráfego intenso durante todo o dia deslocar-se a velocidades superiores a 100 km/hora. Um radar confirmará sem dificuldade essa realidade.
Para além da muita poluição atmosférica provocada pelo tráfego, a deslocação das viaturas a alta velocidade é uma fonte de ruído intenso e quase permanente que afeta as muitas centenas de residentes ao longo de quase todo o seu percurso, com destaque para o troço entre a rua Conselheiro Barjona de Freitas e a rua Carlos Pereira. Muitos dos residentes da rua moram em habitações separadas da faixa de rodagem apenas pelo passeio (1,5 metros?).
Paralela à rua está a linha ferroviária quádrupla que liga Lisboa a Sintra, fonte de ruído ainda maior. Além da grande intensidade de tráfego, a estrutura ferroviária é percorrida, maioritariamente, por composições com bastante idade e, por consequência, bastante ruidosas, num período que se estende, pelo menos, entre as 06:00 horas da manhã e a 01:00 hora da madrugada.
Nas habitações com frente a estrada e para a via férrea, quando passam comboios não se consegue conversar ou ouvir a televisão no interior com uma janela aberta, tal a intensidade do ruído.
A seguir à rua e à linha do comboio situa-se ainda outra enorme fonte de poluição atmosférica e de ruído: a Radial de Benfica. Neste caso, quem ali circula é alertado para a presença de radares e para a velocidade máxima de 80 km/hora, mas é frequente observarem viaturas a velocidades muito superiores, principalmente à noite, quando o roncar frequente de motores indicia realizarem-se ali "corridas de automóveis".
Perante esta realidade nada abonatória para uma cidade capital europeia, venho propor que o Orçamento Participativo de 2017 da Câmara de Lisboa financie as seguintes alterações e infraestruturas para diminuir para níveis aceitáveis e legais a poluição atmosférica e o ruído na rua Conde Almoster:
- Estruturas que obriguem à acalmia do tráfego na rua Conde de Almoster para velocidades sempre inferiores a 50 km/hora, desincentivando, ao mesmo tempo, a sua utilização como via de atravessamento. (Essas modificações poderão incluir a criação de condições que estimulem a circulação de ciclistas, em alternativa à Estrada de Benfica).
- Barreiras sonoras eficazes que reduzam para níveis aceitáveis e legais o ruído provocado pelos comboios, já que, incompreensivelmente, no troço citado atrás, a separação entre a via férrea e o passeio da rua é feita apenas por um rede metálica.
- Obrigatoriedade efetiva (com semáforos que interrompam circulação quando o limite de velocidade é ultrapassado, como ocorre na Marginal de Cascais, por exemplo) de circulação à velocidade máxima de 70 km/hora na Radial de Benfica.
Local
Freguesia de São Domingos de Benfica