Telheiro-Memória do Bairro da Encarnação
Descrição
A nossa proposta é a construção de um monumento na Alameda da Encarnação, em pleno Bairro da Encarnação.
O monumento que propomos é o que estava previsto no projeto inicial do Bairro da Encarnação há mais de 70 anos aquando da sua construção, uma Memória que invocasse todos os habitantes originais do Bairro da Encarnação e também uma menção/homenagem aos que trabalharam na sua construção e ao Arquiteto Paulino Montez que fez o projeto.
Através deste monumento gostaríamos também que fosse “devolvido” a todos os habitantes do Passado, Presente e Futuro o Telheiro do Bairro da Encarnação.
O Telheiro do Bairro da Encarnação continua bem presente na memória de muitos habitantes do bairro por ter sido um elemento muito importante na sua história e desenvolvimento, foi um elemento agregador, onde se juntavam os primeiros habitantes, foi um ponto de encontro e uma referência há muito perdida.
Dado a importância que o Telheiro teve para o Bairro da Encarnação achamos que fará todo o sentido recuperar e recolocar o Telheiro na Alameda da Encarnação dando-lhe também a nobre função de monumento de homenagem ao bairro e a todos os “seus”.
A localização só fará sentido na Alameda da Encarnação visto ter sido onde o Telheiro existiu e para onde a Memória esteve pensada.
Além de enviar fotos antigas do Telheiro que se encontram no Arquivo Municipal Fotográfico envio também algumas referências e imagens à Memória, pensada mas nunca construída, retiradas do livro “O bairro da Encarnação e as antigas quintas dos Olivais”
Local
Alameda Encarnação, 1800 Lisboa, Portugal