Recuperação do Salão de Festas
Descrição
Protejo - Recuperação do Salão de Festas
Desde a sua fundação em 1883, que a Sociedade de Instrução e Beneficência A Voz do Operário assume um papel destacado na promoção da cultura na cidade de Lisboa.
Em mais de treze décadas de existência sobressai um percurso apostado na democratização do acesso aos recursos de cultura. É a partir desta visão, da concepção popular de cultura, negando proselitismos e desenvolvida a partir dos interesses da comunidade - diversos na sua natureza - que a Voz do Operário tem vindo a disponibilizar os seus recursos.
Com a construção do atual edifício sede da Voz do Operário, inaugurado em 1932, nele foi inserido um Salão de Festas, que desde sempre constituiu um espaço incontornável no desenvolvimento e promoção cultural na cidade de Lisboa. Foi igualmente neste espaço que se escreveram páginas importantes da história do movimento social, salientando-se as reuniões de movimentos políticos e sindicais, semiclandestinas, que durante o fascismo aqui se realizaram.
Com a revolução do 25 de Abril, aumentou em muito a atividade realizada no nosso Salão de Festas, com realce para iniciativas culturais de diversa índole, ao serviço da população de Lisboa e de quem nos visita.
As características únicas e muito acolhedoras do nosso Salão, tornam este espaço muito procurado, salientando-se que nele também se realizam muitas iniciativas de carácter nacional e mesmo internacional, salientando-se neste caso o Festival Internacional de Tango, que nos traz visitantes de vários pontos do mundo, com especial enfoque da Argentina.
O nosso salão é um importante património, que serve particularmente o território comummente denominado por zona histórica da cidade a qual, nos dias de hoje, carece de espaços com capacidade para acolher iniciativas de média e grande dimensão que respondam quer às necessidades de uma população residente em renovação quer a um crescente interesse turístico por esta zona.
O presente projeto tem como objetivo dotar o Salão de Festas de condições físicas e materiais adequadas às exigências atuais de conforto e segurança tendo em vista a dinamização de eventos e projetos culturais ou outros que constituam quer uma resposta aos interesses e necessidades específicas da comunidade, quer assentes numa programação articulada com a cidade.
Neste sentido, as obras de reabilitação do Salão que propomos realizar, assentam nas vertentes segurança e conforto, cumprindo-se assim os atuais preceitos legais, nomeadamente na renovação da instalação elétrica e na implementação de climatização e insonorização.
Local
Rua da Voz do Operário 13