Melhoria acústica e paisagística da Av. Condes de Carnide
Descrição
Tendo em conta as características da via, em túnel aberto, e a proximidade de uma zona residencial com densidade populacional relevante, pretende-se melhorar quer do ponto de vista paisagístico, quer do ponto de vista acústico, não esquecendo também a segurança, o troço da Avenida Condes de Carnide, desde o cruzamento da Avenida Marechal Teixeira Rebelo até ao túnel fechado sob a Av. Colégio Militar.
Esta via, por ser uma ligação fácil entre a IC16 e a 2ª Circular (e vice versa), tem vindo a aumentar o tráfego rodoviário, criando uma pressão crescente ao nível de ruído na zona residencial Quinta da Luz, principalmente para os prédios que lhe fazem frente.
Em linha, e em complemento às obras previstas para a 2ª circular, em que o objetivo é reduzir o tráfego nesta artéria, e preferencialmente nos respetivos acessos, a proposta tem como objetivo melhorar não apenas a estrutura, mas também dar cumprimento a normas quanto ao ruído e velocidade registadas nesta zona.
Zona a intervir:
Avenida Condes de Carnide, desde o cruzamento da Avenida Marechal Teixeira Rebelo até ao túnel fechado sob a Av. Colégio Militar.
Ações Paisagística/acústicas:
Colocação de árvores de médio porte em toda a extensão a intervir, ao eixo da via, com exceção das zonas onde exista cobertura parcial;
Implantação de jardim vertical nas paredes laterais, que dadas as suas características construtivas (betão e blocos de cimento) promovem a reflexão do ruído automóvel. Esta solução, já estudada e de relevante beleza natural, pode no entanto ser substituída por painéis absorventes acústicos, embelezados com elementos de arte urbana, como p.ex. grafitties, à semelhança do que já ocorre noutros locais da cidade.
Ações de Segurança, também com impacto ao nível acústico:
Limitar e controlar a velocidade nesta via, aplicando-lhe o limite máximo ao praticado na segunda circular após intervenção (60Km/h), com equipamentos de controlo eletrónicos de velocidade. Esta medida de muito reduzido impacto financeiro, e grande impacto ao nivel da redução do ruído. A titulo indicativo é possível reduzir a pressão sonora rodoviária de 78 Db(A) para 70 Db(A) (redução de 8 dB(A), mantendo o volume de tráfego e apenas reduzindo a velocidade de 120Km/h (facilmente praticada no local) para 60Km/h.
A redução de 2 para 1 faixa em cada sentido, com criação de ciclovia, ou zona pedonal/ajardinada, traria também vantagens, sendo certo que a capacidade da origem/destino da segunda circular será também em breve reduzida.
Foi no passado identificada a substituição do asfalto existente por um com características absorventes acústicas, obra que não foi executada, mas que daria mais um complemento aos objetivos pretendidos.
Local
Av. dos Condes de Carnide, 1500 Lisboa, Portugal
Documentos