Propostas

#235
Campo de Ourique, Campolide
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
francisco lopes
20/08/23

Descongestionamento de trânsito, troço viaduto Duarte Pacheco,Av. Duarte Pacheco.

Descrição

Descongestionamento de transito, troço viaduto Duarte Pacheco,Av. Duarte Pacheco. Proposta para o descongestionamento de transito na entrada de Lisboa nos troços compreendidos entre o final do viaduto Duarte Pacheco, viaduto e acesso da ponte 25 Abril, Amoreiras e entrada em Campo de Ourique. Por norma esta pequena secção é responsável por grande parte dos engarrafamentos de trânsito na entrada em Lisboa pela A5 e Ponte 25 Abril onde os automobilistas efectuam cruzamentos para terem acesso ao Marques de Pombal e Rua José Gomes Ferreira(Campo de Ourique, Rato e Campolide) em caminho para os principais pontos de emprego de Lisboa, a avenida neste local apresenta um traçado desadequado e desprovido de bermas para receber veículos avariados e a maioria do cruzamentos são feitos de certo modo ao contrário, isto é o trânsito proveniente da ponte tem como destino o túnel do marquês e o da A5 maioritariamente campo de Ourique e Rato. Segundo o esquema apresentado nas fotos, com um investimento adequado e aproveitando o desnível existente entre os dois troços, resolver-se-ia uma grande parte do problema: as 2 faixas provenientes do viaduto Duarte Pacheco seriam segregadas à saída deste, a faixa da esquerda seria o acesso A5/túnel do marquês, a da direita segue em viaduto a construir terminando um pouco antes da bombas de gasolina na Av. Eng. Duarte Pacheco e seria o acesso ao Rato e Campo de Ourique. As 2 faixas vindas da ponte seriam segregadas a da esquerda desnivelada, passaria por baixo do viaduto a construir indo desembocar junto da faixa da esquerda proveniente da A5, criando assim um acesso sem cruzamento ao túnel do marques/amoreiras, e a da direita terminaria junto da faixa vinda do viaduto a construir, criando também um acesso sem cruzamento ao Rato e Campo de Ourique. Seriam deste modo mantidas as características presentes no local com os acessos vindos da ponte a serem efectuados pela direita, bem com a largura de faixas existentes na Av. Eng. Duarte Pacheco - 4. A reconstrução viária permitiria a introdução de bermas de socorro e a manutenção do acesso ao geomonumento existente no local.Introdução de sinalética adequada nos pontos de acesso.

Local

Av. Eng. Duarte Pacheco 573, 1070 Lisboa, Portugal

Localização

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Rejeitada