Propostas

#7
Belém
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes
Leonardo Nunes
20/08/23

Ciclovia Expo-Belem

Descrição

Estender a ciclovia junto ao Tejo até à Expo e refazer a ligação Belem-Cais do Sodré. Esta ciclovia deverá ter como prioridade ter poucos cruzamentos, totalmente separada dos carros, e fisicamente separada dos peões também (com lancil inclinado), sem espaço partilhado portanto entre bicicletas e carros/pessoas. As intersecções com carros deverão ser feitas com protecções físicas várias e não apenas tinta no chão. Deverá também ter o mínimo de desvios e curvas possível, e uma largura adequada ao tráfego. Deverá haver ainda sinalética ao longo da ciclovia a indicar os pontos turísticos, tanto junto ao Tejo como mais para o interior de Lisboa, assim como as distâncias para a respectiva atracção. Este projecto, e ao invés do que acontece com as ciclovias já feitas e as projectadas, deverá cumprir com critérios de qualidade e seguir boas práticas internacionais. Tendo vivido na Holanda, é com grande desapontamento que vejo a forma como as ciclovias em Lisboa têm sido projectadas e executadas, tanto as ciclovias já feitas como as previstas em projectos como 'Uma Praça em cada Bairro'. Lisboa está a seguir um caminho errado, caminho esse em que muitas cidades que apostaram na mobilidade verde, caíram. Em vez de seguir os bons exemplos e guidelines internacionais de referência, tem-se optado por 'inventar' novas formas de fazer ciclovias, tanto ao nivel da marcação, largura da via, separação com outras vias e marcações hibridas sem qualquer tipo de uniformização da infraestrutura. Esta abordagem descredibiliza a ciclovia como alternativa pois dá origem a má infraestrutura que é pouco utilizada. Tudo isto, contribui negativamente para a promoção do ciclismo como modo de transporte. É imperativo seguir as boas práticas internacionais e seguir prinicipios que advêm de décadas de experiência na construção de ciclovias. Existem documentos publicamente acessiveis em Inglês, que disponibilizam esta informação e regras que, repito, não estão a ser cumpridas. Pior ainda, estão muitas vezes a ser contrariadas. É por estas razões que incluo em baixo vários links com tais documentos e insto os responsáveis pela mobilidade da CML a lerem estes documentos e a viajarem à Holanda para ter contacto com as autoridades locais e experienciar infraestrutura exemplar. www.makingspaceforcycling.org/MakingSpaceForCycling.pdf www.unep.org/Transport/sharetheroad/PDF/courseware_nmt/Lecture9_Bestpractices_sustainable_safety_vanMaarseveen.pdf www.cycling-embassy.org.uk/blog/2013/07/26/a-view-from-the-drawing-board-cycle-track-priority-across-side-roads content.tfl.gov.uk/international-cycling-infrastructure-best-practice-study.pdf www.cycling-embassy.org.uk/wiki/cycle-tracks

Local

Zona Ribeirinha

Resultado da Avaliação Técnica

Proposta Aprovada

A proposta uma vez aceite, deu origem ao projeto que apresentamos abaixo. Quaisquer mudanças em relação à proposta original foram trabalhadas junto do preponente e com as entidades competentes.

OP 2016 #55
40 votos
Belém
150.000€
Infraestruturas Viárias, Mobilidade e Transportes