A HORTA URBANA COMUNITARIA
Descrição
A proposta que queremos apresentar é a criação de uma horta comunitária. Os benefícios dos jardims para os seres humanos são reconhecidos a vários níveis, quer seja na melhoria do acesso a uma alimentação mais saudável, como na qualidade dos alimentos consumidos, permitindo concretizar do início até ao final, uma atividade saudável, enriquecedora, relaxante e promotora da saúde e qualidade de vida dos indivíduos. Além disso, cultivar uma horta comunitária é fonte de interação social, baseada na troca de experiências, de saberes, de vivências e de responsabilidades, promovendo igualmente a coesão social. Os benefícios coletivos são inúmeros: - Ajuda a favorecer a ligação intergeracional e intercultural; - Permite o sentido de identificação e valorização do espaço publico; - Promove a participação cívica na sustentabilidade ambiental e valorização do contato com a Natureza na cidade; - Oferece um espaço de participação democrática aos cidadãos. As hortas comunitárias são lugares de educação ambiental. Promovem o respeito, a sensibilização para a reciclagem e gestão de resíduos, a importância da água, o sentido de apropriação e respeito pelos espaços exteriores públicos, promovem hábitos alimentares mais saúdáveis, constituem um recurso educativo para as instituições da comunidade e oferecem uma resposta na redução do poder de compra de alimentos mais ricos na alimentação ás famílias mais desfavorecidas economicamente.
Para que seja o mais abrangente possível, as pessoas que não usufruissem diretamente da horta, poderiam igualmente visitar o espaço e participar nas atividades neste desenvolvidas, ao fim-de-semana ou outros dias a referenciar. As atividades são ainda por definir de maneira participativa, propõe-se, de maneira indicativa, a organização de ateliers de sensibilização à agricultura urbana, de consumo responsável, de permacultura, de cozinha.
A horta comunitária utilizaria preferencialmente os métodos da permacultura e da agricultura biologica,técnicas estas que acarretam um menor custo de utilização/manutenção. Sementeira de frutas e hortícolas como tomates, alfaces, pimentos, morangos , plantas aromáticas em caixas de madeira reciclada (ex .parceria fablab) ou fabricadas com paletes, de uma caixa de recuperação de chuva e de algumas ferramentas essenciais ou outros métodos de baixo custo e sustentáveis. Os custos de obras iniciais eventuais dependendo fortemente do sitio escolhido, sugere-se elaborar um orçamento durante uma primeira fase de instalação, seria interessante por isso de recorrer ao assessoramento de um organismo especializado em técnicas de agricultura urbana para avaliar a exequibilidade e a sustentabilidade do projeto no sitio escolhido, bem como para estabelecer um orçamento conforme às necessidades identificadas. Dessa fase, promovendo a participação de todas as pessoas interessadas em ter uma parcela no jardim e assim avaliando a possibilidade de ver as obras de instalação serem co-financiadas pelos beneficiários diretos do projeto por exemplo.