ESTÚDIO [MC]
Descrição
Objeto: Criação do estúdio local de produção multi-média da Curraleira ESTÚDIO[MC] no agora Vale de Chelas. Esta proposta surge do trabalho realizado no âmbito do Curso de Especialização Territórios Colaborativos (CTC) que é realizado em parceria entre o
ISCTE, os ASF e a CML, que tem como território de atuação os Bairros e Zonas de Intervenção Prioritários de Lisboa que integram o Projeto Europeu USER do Programa URBACT II.
POR FAVOR CONSULTAR O BLOG http://mariacurraleira.blogspot.pt/
O ESTÚDIO [MC] é uma plataforma aberta que acompanhará a recolha digital de narrativas locais que descrevam a história e o quotidiano dos bairros incluídos no programa. É uma infraestrutura que se mostrou necessária e pertinente durante o trabalho de análise no território em ações participadas nos epicentros das comunidades da área do projeto USER. O projeto detém assim o forte apoio dos atores locais. Durante a primeira fase experimental que decorreu durante o CTC foi desenhada a primeira proposta participada para o território derivada das narrativas recolhidas. Trata-se do painel CURRALEIRA [hollywood style] a ser colocado (como mostra a imagem na última página do documento PDF) na Rotunda sem nome no centro no Vale de Chelas, onde se localizava o centro da Curraleira, bairro auto-construido hoje demolido.
Este conjunto de propostas são geridas pelo ESTÚDIO [MC] que se considera
assim uma estratégia territorial de coesão social e fortalecimento e apropriação das múltiplas narrativas do território.
O projeto USER é constituído por uma rede de cidades europeias que pretendem
incluir todos os cidadãos no processo participado de reflexão, intervenção, utilização e gestão do espaço público. A presente proposta surge do contexto académico do CTC e por essa via faz parte do processo de construção do Plano de Ação Local (USER Lisboa + SAAL - Vale de Chelas) deste projeto Europeu para esta área da cidade que inclui parte das Freguesias do Beato e Penha de França e que conta com um conjunto alargado de parceiros locais no seu Grupo de Ação Local. Em Lisboa tem como ponto de partida e conceito: O Espaço Público como Espaço de Coesão Social.
Neste contexto o ESTÚDIO [MC] é uma ferramenta de comunicação piloto que
complementa as ações do programa USER com um estúdio para a criação de
pequenos documentários, ações de vj-ing, programas de TV local e formatos para divulgação online que viabiliza a partilha da memória coletiva sobre a história do território e ajuda a articulá-la e divulgá-la potenciando a gestão da identidade comunitária e territorial de forma participada e democrática.
POR FAVOR CONSULTAR O BLOG (vídeo) http://mariacurraleira.blogspot.pt/