Lombas Geradoras de Energia numa zona experimental de Lisboa
Descrição
Propomos a instalação numa zona experimental, onde existam problemas conhecidos com excessos de velocidade, atropelamentos de peões e ausência de lombas, como a Avenida de Roma, de lombas capazes de gerar energia a partir da circulação automóvel.
Um sistema semelhante foi testado na Covilhã, contribuindo para a energia que alimenta os semáforos e painéis luminosos de uma rua nessa cidade do interior do país.
Propomos a instalação de sistemas da Waydip (Wayenergy), ou de outros, equivalentes, igualmente fabricados ou com tecnologia nacional num segmento a determinar da Avenida de Roma, que poderá depois ser expandido a outros ou, eventualmente, a outras regiões da cidade de Lisboa permitindo - numa utilização máxima - servir inclusivamente para que a CML venda energia à rede e compense assim o custo inicial do investimento.
Paralelamente, esta proposta - pela instalação de rampas em vias de circulação rápida - vai aumentar a segurança dos peões e reduzir os atropelamentos que todos os anos se registam nestas vias.