Estudo de anteprojeto que vise a Formação para a Cidadania nas escolas
Descrição
Formação para a Cidadania
Por ter ficado impressionada com a notícia publicada no jornal expresso desta semana que engloba o dia 5 de Junho, em que muitos jovens têm pulseira eletrónica para assistirem às aulas. Praticaram delitos vários: consumo e tráfico, agressões físicas/verbais a professores e alunos, abandono escolar e outros.
Proponho que sejam envolvidas as escolas, pais, Junta de Freguesia, Banco do Tempo, Associações de Pais e os próprios jovens para a formação de um trabalho dos grupos, coordenados por um monitor e 3 a 4 grupos de 7 jovens cada.
Pretende-se envolver a Sociedade Civil e as instituições para melhorar a auto estima, a iniciativa, o espírito de liderança e de equipa, nos jovens, visando a médio prazo a Formação para a Cidadania dos Jovens.
Definição de critérios para a formação dos grupos não mais do que 4, numa primeira fase, com a duração de um ano, findo o qual o monitor (adulto) coordenador faria uma avaliação do desempenho dos grupos (assiduidade às aulas, classificação final do ano, trabalho cívico +/- um mês de férias, para a cidadania.
Terão como prémio:
-A divulgação pública do seu trabalho no ano;
-Frequência de um Instituto de Canto, por ex. o "Gregoriano";
-Formação em Escola de Arte;
-Formação em Escola de Desporto, por ex. Federação numa atividade desportiva;
-Pratica da atividade desportiva
Atenção: Há um projeto "Com Arte" que visa a Educação e a Juventude no valor de 150.000? referente a 2013/2014.
Local
Uma escola do Lumiar