Expansão da rede ciclável e devolução do espaço público às pessoas
Descrição
Proponho a expansão gradual da rede de ciclovias por toda a cidade de Lisboa, e com ligação aos Concelhos vizinhos, de modo a que a bicicleta possa de facto constituir um meio de transporte viável para as deslocações do dia-a-dia. Proponha ainda que, sempre que possível, as ciclovias sejam fisicamente separadas das vias em que circulam os automóveis de modo a torná-las mais seguras, confortáveis e atractivas para ciclistas de todas as idades, podendo, nomeadamente, ser reservada uma faixa de rodagem para esse fim nas estradas já existentes (ver exemplos nas ligações abaixo). Tal é fundamental para o fomento de uma cultura do uso da bicicleta que se desenvolverá progressivamente uma vez criadas as condições materiais para a utilização em segurança da bicicleta na cidade, com todas as vantagens ambientais, de sustentabilidade, de saúde e de qualidade de vida que daí advêm.
Seria importante que as medidas para a melhoria das condições de utilização da bicicleta na cidade se incluíssem no contexto de uma política mais geral que dê maior importância aos peões e aos ciclistas, seguidos dos transportes públicos, e que procure a diminuição efectiva e substancial do transporte em automóvel particular e, ao mesmo tempo, a valorização e a devolução do espaço público às pessoas.
As ligações seguintes ajudam a ilustrar estas ideias:
http://www.streetfilms.org/cycling-copenhagen-through-north-american-eyes/
http://www.streetfilms.org/physically-separated-bike-lanes/
http://www.streetfilms.org/copenhagens-car-free-streets-and-slow-speed-zones/
http://www.youtube.com/watch?v=WV0drllbUxY [Cities for People - Jan Gehl talk]
http://gehlarchitects.files.wordpress.com/2011/03/thewheeler-p06-07.pdf
http://www.nyc.gov/html/dot/html/bicyclists/bikemain.shtml
http://planeta.bicicultura.org/
http://www.facebook.com/group.php?gid=154425347915508&v=info