Festival Musical Histórico de Campo de Ourique
Descrição
Porque o futuro se alicerça nas memórias, pretendemos com este projeto, promover e divulgar toda a riqueza do património histórico/cultural que envolve a criação do bairro de Campo de Ourique nos períodos entre o século XVIII e XIX.
Para isso, pretendemos realizar um evento, que decorrerá no Jardim da Parada, durante o período de um fim de semana, com a designação de Festival Musical Histórico de Campo de Ourique.
Assinalando o momento histórico em que o bairro alterou radicalmente todas as suas características
Um Festival que fará da sua população residente, beneficiária e participante,
promovendo a interação geracional, cultural e social.
Este evento, pretende, com as pessoas residentes no bairro, fazer a recreação de uma época específica.
Durante o período em que decorre o Festival, o Jardim da Parada, transformar-se-à numa verdadeira Feira do século XIX, com todos os intervenientes vestidos à época a que nos reportamos.
Bancas de comércio de rua, intervenções musicais, intervenções performativas que farão alusão a todos os factos históricos que transformaram o enquadramento militar que esta zona tinha na época, ao bairro residencial que hoje conhecemos, desfile de banda militar..... tudo isto a acontecer num ambiente cénico que nos transportará ao século XIX.
Nesse sentido, pretenderemos também sensibilizar lojistas, Quartel de Campo de Ourique, Mercado de Campo de Ourique, Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique entre outras entidades, a contribuírem, de forma ativa para este evento.
Durante o decorrer do ano, e de forma a preparar este evento,dois músicos/maestros irão desenvolver um projeto musical e performativo, fazendo uso de toda a população residente que a ele queira aderir, com a escolha de repertório próprio para este evento, trabalhando-o com os intervenientes num registo coral.
Procurar-se-à ainda, estabelecer parcerias com artistas residentes, de forma a enriquecer o projeto.
Queremos contribuir para criar sinergias e laços entre os habitantes de Campo de Ourique em torno das sua memórias e das suas referências.
Documentos