Requalificação do Conde Redondo
Descrição
Apesar de recentemente a zona do Conde Redondo, outrora cheia de vida, ter ganho algum alento com as lojas de conveniência, mercearias e restaurantes asiáticos, tem vindo a definhar nos últimos anos com a debandada de empresas, o encerramento de restaurantes (Udina e Solar do Conde Redondo, etc.), lojas e serviços (CTT, Segurança Social, Novas Profissões, Junta Autónoma de Estradas, etc.) e a extinção do Eléctrico.
Foram ficando edifícios abandonados, garagens enormes e uma via rápida. Aliás, duas vias rápidas que se cruzam, tal é a velocidade que os veículos atingem, seja dia ou noite: a rua do Conde de Redondo e a rua Luciano Cordeiro, com uma quantidade preocupante de acidentes e atropelamentos que aqui acontecem semanalmente desde há anos.
A qualquer dia da semana, a qualquer hora, só o facto de sair de casa ou abrir uma janela nesta rua é assustador: as velocidades são abismais e o ruído é ensurdecedor, agravado pelas buzinas constantes cada vez que abre um semáforo e pelo estado do piso. Sejam carros particulares, táxis, autocarros ou as ambulâncias frequentes.
Uns metros ao lado temos a paralela Av. Duque de Loulé, que nem metade do tráfico parece ter, apesar de ser uma avenida. Talvez devido às suas características, com vias separadas e com estacionamento, que abrandam o trânsito, ou talvez também à forma como o trânsito flui para outra vias e ligações.
Outra forma de abrandar a velocidade são as lombas ou passadeiras elevadas, que já são pedidas pelos moradores há vários anos. Até mesmo radares, que sendo necessários em vias rápidas sem passadeiras, numa rua destas com tanto cruzamento de peões, ainda se tornam mais pertinentes.
É uma rua com 4 vias, transformada em via rápida e que perdeu comércio e vida nos últimos anos. Poderia ser uma rua agradável, com passeios largos e vegetação, assim como algum estacionamento, esplanadas e bancos de jardim.
Esta rua, juntamente com a Luciano Cordeiro, têm um potencial enorme pela sua localização e pelas ligações que fazem nesta zona da cidade e mereciam mais atenção por parte da CML. O melhoramento do piso, a colocação de lombas e sinalética de redução de velocidade são imperativos em ambas as ruas para permitir uma vida saudável aos moradores e transeuntes.
Estas sugestões visam melhorar a qualidade de vida dos habitantes e transeuntes desta zona. Para permitir uma circulação viva de pessoas não residentes tornando-a atraente para o comércio e restauração, e não apenas para passagem de carros e prostituição, evitando a sua degradação e desertificação.
Documentos