Parque no Restelo
Descrição
Sou pai de três crianças pequenas e resido no Restelo.
Neste bairro de Lisboa existe um enorme terreno baldio, propriedade da EPUL (pelo menos reivindicado enquanto tal), situado na Rua Diogo Silves tornejando para a Rua Gonçalo Velho de Cabral, e há muitos anos (desde sempre, na verdade) ausente de qualquer utilização.
É um bom espaço e, porventura, pensado para a construção de mais um bloco de apartamentos.
Sucede que neste bairro (ou perto) não existe um jardim e/ou parque infantil, onde as crianças e as famílias possam brincar e passar algum do seu tempo livre para o lazer.
Que bonito seria se este espaço fosse aproveitado para a criação de um jardim/parque infantil, onde se pudesse respirar um pouco de ar, descansar, ler o jornal, ouvir os pássaros ou, simplesmente, passear o cão !, como acontece em tantas cidades europeias.
Que bonito seria fazer esta obra em prol da comunidade !
Lisboa tem, infelizmente, poucos espaços verdes, poucos jardins por quarteirão, ao contrário do que vemos em capitais como Londres, Paris, Madrid ou Roma, onde há um jardim por quarteirão. Embora – reconheçamos – venha havendo um esforço da edilidade nesse sentido.
Trata-se de promover valores como “responsabilidade social e ambiental” e “reabilitação de bairros ou quarteirões”, criados “para os cidadãos de Lisboa”, procurando humanizar-se os mesmos.
Que melhor forma de honrar estes valores que entregar e colocar ao serviço da comunidade (uma área que alberga 1.591 residentes !, e falo só das ruas periféricas ao terreno) um espaço que pudesse ser projectado para se tornar um jardim, dotado de árvores, plantas, e equipamento de estilo para o lazer das crianças ?
Tratar-se-ia realmente de devolver um pouco mais à cidade e servir os seus habitantes, assim se cumprindo os desígnios da CML enquanto serviço público e para o público e em prol do bem comum.
Deixo aqui esta sugestão e ideia, em modo de interpelação social e fico a aguardar uma resposta… afirmativa que, além de embelezar a cidade, iria fazer muitas pessoas felizes.