Campus Gym
Descrição
A presente proposta incide na requalificação de um espaço para a criação de um ginásio de ar livre na freguesia de Benfica, mais especificamente, no campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).
O ginásio de ar livre consiste na implantação de cerca de 8 a 10 equipamentos fitness concentrados num espaço específico, que a sua utilização, para além de contribuir para a criação de hábitos mais saudáveis entre a envolvente urbana através da prática de exercício físico, contribui especificamente para melhorar a flexibilidade, coordenação e equilíbrio dos indivíduos, e reforçar diferentes grupos musculares, de uma forma simples e segura, num ambiente descontraído e informal.
Neste âmbito, existem soluções, com materiais resistentes e duradouros, com necessidade de pouca manutenção, em que o equipamento é fornecido completamente montado, pronto a fixar no local, devidamente preparado para o efeito. Para além destas infraestruturas, deverão ser criadas condições adequadas para a prática do exercício físico, nomeadamente, iluminação adequada, bebedouro e criação de zonas verdes e de percursos. De relevar que a prática de exercício físico ao ar livre acarreta benefícios adicionais, nomeadamente aspetos de ordem motivacional e ao nível do bem-estar mental, conforme comprovam estudos realizados por entidades de referência.
Considerando as prioridades da Estratégia Europeia para a Atividade Física 2016-2025, definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nomeadamente, (a) assegurar que os locais de prática de Atividade Física estejam disponíveis, sejam atrativos, seguros e acessíveis, e (b) remover barreiras e facilitar a realização da Atividade Física, a criação deste espaço, de acesso livre num espaço público, permitirá não só ajustar-se a estas prioridades europeias como às exigências atuais em contextos urbanos.
No campus de Benfica do IPL, existem três Escolas de ensino superior público (Escola Superior de Música de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Superior de Comunicação Social), os Serviços de Ação Social do IPL, e a Federação Académica do IPL, que no seu conjunto, têm cerca de cerca de 392 trabalhadores e 3.277 alunos. Nas zonas próximas, situam-se jardins de infância, e escolas públicas de 1º, 2º e 3º ciclos e de ensino secundário. Embora este Campus seja frequentado diariamente pela comunidade académica do IPL, este espaço é de acesso público, e esta iniciativa potenciaria não só a relação entre este Campus e a comunidade escolar circundante, mas também com a freguesia de Benfica, de um modo geral.
Considera-se fundamental, e pretende-se articular este ginásio ao ar livre com os outros equipamentos e infraestruturas desportivas existentes nas diferentes zonas na freguesia de Benfica, de forma a complementar e integrar a rede de equipamentos desta natureza na freguesia de Benfica.
Local
Campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa
Documentos