Bairro demonstrativo de Baixo Consumo Energético
Descrição
O consumo energético por habitação pode ser melhorado através de novas tecnologias associadas à exploração às energias renováveis, como a usufruição de painéis solares.
Em bairros ecológicos, para além das habitações, as escolas, centros de saúde, bombeiros, mercados e outros equipamentos colectivos (ex: instalações de desporto e lazer) instalados em bairros prestadores de serviços podem usufruir destas novas tecnologias.
O Bairro de santa Cruz poderá ser pioneiro na melhor administração e organização dum perfil ecológico tanto mais que é um bairro com uma densidade de ocupação baixa, ordenado de acordo com uma malha urbana reticular e servido por escolas, mercado e espaço de lazer.
A freguesia dispõe doutros bairros, como o da Boavista, com maior densidade populacional e edifícios sem perfil de eficiência energética.
No documento anexo, estão as orientações que noutros países estão a ser assumidas nesta área de bairros ecológicos.
A proposta incide na análise, avaliação e instalação dum modelo de equipamento colectivo de energia (painéis e aparelhos de medida eficiência energética) para experimentalmente ser monitorizado num quarteirão no bairro de Santa Cruz (casa individual) e da Boavista (edífício) e retirarem-se as devidas conclusões ao fim dum ano para depois se tomar a decisão de haver uma experimentação mais alargada a todo o bairro ou parte dele. O faseamento deste projecto seria planeado e organizado com a ADENE e outra entidade responsável pela gestão deste tipo de projecto, por exemplo, a agência municipal E-Nova.
Documentos