Arborização da Av. Afonso III e ruas transversais
Descrição
Arborização e requalificação da Avenida Afonso III e ruas transversais e paralelas
A parte final da Avenida Afonso III bem como as suas ruas transversais (Bairro Lopes, Rua D. Domingos Jardo, Alto do Varejão e Forte de Santa Apolónia) não possuem qualquer zona verde ajardina ou de árvores em qualquer dos percursos.
Tratando-se uma zona pouco qualificada em termos urbanísticos, a plantação de árvores poderia ter um efeito benéfico na beneficiação do espaço público – passeios e percursos pedonais - no ordenamento do estacionamento (sem penalizar os moradores) e na climatização e despoluição da cidade.
Dada a proximidade da zona ribeirinha e do Museu do Azulejo, bem como do Forte de Santa Apolónia e do Cemitério do Alto de S. João, a arborização da envolvente, com requalificação dos passeios e ordenamento do estacionamento, tornaria este eixo atrativo e com um baixo custo, diminuído o impacto visual de edifícios sem valor arquitetónico do século passado.
O espaço diminuto das ruas poderia ser compensado com espécies arbóreas com uma copa mais pequena, facilitando a manutenção e não retirando luz aos edifícios.
O Programa Uma Praça em cada Bairro tem um efeito muito localizado na Parada do Alto de S. João, que já possui muitas árvores e espaços verdes pelo que o seu efeito poderia ser estendido e potenciado, através da arborização e requalificação dos passeios, para a Avenida Afonso III até à Rua Nelson Barros e Rua Morais Soares até à Praça Paiva Couceiro ou Praça do Chile.
O mesmo poderia acontecer no miradouro da Rua D. Domingos Jardo e na envolvência do Forte de Santa Apolónia.
Local
Av. Afonso III e ruas transversais