Apiário Colectivo de Lisboa (APL)
Descrição
Pretende-se criar um apiário que seja uma referência na nossa cidade e no nosso país no que toca à educação, investigação e promoção de um ambiente melhor. Este apiário seria instalado junto aos jardins que pontuam Lisboa, idealmente localizado sobre coberturas planas de edifícios que se encontrem disponíveis e que sejam disponibilizadas pelos seus proprietários, sejam públicos ou privados.
Como referência tomou-se um edifício de arquitectura moderna existente no Jardim Botânico de Lisboa, junto do seu lago principal, e que possui uma cobertura plana sem barreiras e pouco ocupada. Assim, as abelhas beneficiariam de uma envolvente plena em variedade florística e a flora presente neste jardim beneficiaria grandemente com a actividade das abelhas.
É uma oportunidade para escolas e investigadores desenvolverem as suas actividades de estudo sobre estes insectos essenciais à vida humana e à preservação dos ecossistemas no centro da cidade de Lisboa e poderão também ser criados programas de voluntariado em torno desta actividade, não esquecendo que a produção de mel é uma actividade que pode gerar retorno económico, fundamental para fundações e instituições de cariz público que queiram acolher esta ideia.
A actividade será desenvolvida sob supervisão de um apicultor profissional e terá custos de instalação e manutenção. A estimativa apresentada prevê a instalação de um conjunto de 350 colmeias (localizações a definir), a remuneração mensal de um apicultor (por dois anos), a aquisição e manutenção (por dois anos) de um automóvel comercial e o aluguer de um espaço de armazém (por dois anos). Após os dois iniciais, pretende-se que o projecto seja auto-sustentável e estima-se que gere um retorno de cerca de 50000.-Eur (ilíquido).