?Guardiões dos Jardins?
Descrição
?Guardiões dos Jardins? ? Projectopiloto no Jardim da Casa da Moeda
Uma grande parte dos belos jardins de Lisboa é afectada por uma péssima utilização. A degradação do espaço, os custos financeiros em manutenção e os custos sociais, são um preço muito elevado que a cidade tem estado a pagar.
No jardim ?Gomes de Amorim?, em frente à Casa da Moeda, as más práticas fazemse sentir de forma dramática: ocupação de grande parte do jardim por pessoas semabrigo, a proliferação de lixo, dejectos humanos e de animais, etc. Um espaço público belíssimo e onde se gasta muito dinheiro em manutenção, encontrase grande parte do tempo num estado muito pouco recomendável. Esta proposta visa combater este estado de coisas apresentando a ideia dos ?Guardiões dos Jardins?. Seria uma acção a lançar experimentalmente com um projectopiloto no Jardim ?Gomes de Amorim? em frente à casa da Moeda. Mais tarde poderia ser replicada para outros jardins da cidade.
Os ?Guardiões dos Jardins?, ou neste caso os ?Guardiões do Jardim?, seriam um conjunto de pessoas residentes no bairro onde este se localiza. Teriam como missão cívica, o controlo da qualidade do jardim, a articulação com as autoridades responsáveis e encarregarseiam de promover a sua boa utilização, a sua limpeza e a sua qualidade geral. Não se pretende substituir a autarquia na responsabilidade que tem sobre a manutenção do espaço público, visase antes ajudála na concretização de objectivos que são de todos. Assim, deveria haver uma legitimação dessas pessoas (os ?Guardiões?) para poderem contactar os serviços adequados a cada situação (polícia, Junta de Freguesia, Serviços da Câmara, etc). Sempre que fosse necessário alertar para situações a resolver ou propor acções de qualificação, teriam um canal de comunicação aberto e directo com a autarquia. Os ?guardiões? poderiam ainda promover o conhecimento do jardim, estudandoo, divulgando a sua história, a sua articulação com a cidade, a sua importância ambiental, as suas espécies botânicas, os monumentos, as esculturas, etc. Seriam pessoas especialmente bem colocadas para promover visitas de estudo por parte das escolas e de outros interessados, dando a conhecer aspectos dos jardins que normalmente não são conhecidos.
Os ?guardiões? seriam um grupo de pessoas que não necessitaria de estar a tempo inteiro a vigiar o jardim, mas ao assumirem a responsabilidade dessa função seriam levados a promover ideias e contactos entre os residentes, desenvolvendo acções tendentes a fomentar a boa vizinhança e a participação de todos nos problemas da comunidade. Sendo uma função direccionada para aqueles que normalmente mais participam nos problemas da comunidade, seria especialmente adequada para os reformados e para os moradores que por motivos diversos dispõem de mais tempo livre.
Os detalhes desta proposta teriam que ser desenvolvidos, mas seria sem dúvida uma acção com poucos custos para o Município e com um retorno muito grande em termos da qualidade do espaço público e da vivência nos bairros desta bela cidade que é Lisboa.
Local
Jardim ?Gomes de Amorim? Casa da Moeda