PT
|
EN
|
FR

LisBOAideia

Idea number
4

Mapa de árvores de Lisboa

A ideia tem como base um site dedicado ao arvoredo de Lisboa e a disponibilização de informação o mais completa e actualizada possível sobre o mesmo, apoiada num mapa. A partir do mapa seria possível obter informação sobre cada árvore, para além dos parâmetros básicos, como a altura, perímetro, etc, a espécie, um enfoque sobre parâmetros como quantidade de CO2 sequestrado, energia conservada, água interceptada, poluentes removidos do ar, e o total do valor dos benefícios (por ano), cada um destes valores expressos em euros. Transpondo para todo o arvoredo mapeado, seria possível ter uma noção, em termos monetários do valor do arvoredo da cidade (dos serviços ambientais prestados).

O mapeamento não seria estático, permitiria e estimularia o mapeamento colaborativo por (grupos de) cidadãos e entidades, promovendo a cidadania, em eventos específicos. Permitiria também que o cidadão adoptasse uma ou mais árvores, permitindo o registo de atividades de relevo, como problemas detectados, actualização de dados biométricos, rega, deservagem, retirada de lixo, mulching, melhoramento de caldeira, etc.

O site referido teria que possuir uma forte componente de sensibilização relativa à importância do arvoredo e informação técnica com as melhores práticas relativas a cuidar de árvores.

Dada a limitação financeira, e ideia seria implementada como projecto-piloto em zona limitada e eventualmente ampliada noutro contexto.

Exemplo: https://tree-map.nycgovparks.org

2017-03-11
lijealso

93

2

---
Thematic Area
Estrutura Verde, Ambiente e Energia